segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Frases célebres sobre vinho

"O Vinho é uma prova constante de que Deus nos ama e deseja ver-nos felizes" (Benjamim Franklin).

“O Vinho é o bem-estar da alma e a Alegria do coração, bebido a tempo e com moderação”. (Antigo Testamento Eclesiástico 31:28)

"O Vinho é a mais sã e higiénica das bebidas" (Pasteur)

"Na vida sou feliz com pouco, mas no copo gosto sempre de ter muito" (Gérard Depardieu)

"Deus criou a água, mas o Homem fez o Vinho" (Victor Hugo)

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Filme Sideways



Sideways é um filme baseado no romance de Rex Pickett, é um bom exemplo de escrita feita em dois níveis simultâneos. Boa parte dos comentários sobre vinhos, que ocorrem durante o filme, na realidade dizem respeito a questões emocionais mais profundas dos personagens. Uma excelente adaptação premiada pela Academia com o Óscar de Melhor Argumento (2005).
Uma história de copos e amizade.
Uma viagem pela prova de vinhos da Costa Central da Califórnia sofre um inesperado desvio quando Miles (Paul Giamatti) e Jack (Thomas Haden Church), dois trintões, amadurecem pelo caminho. O cómico e o antagónico par, cedo se irá encontrar afogado em vinho, mulheres... e gargalhadas!
Nesta intoxicante e inteligente comédia, nomeada para 5 Óscares® da Academia™ (incluindo Melhor Filme), o realizador Alexander Payne serve um dos filmes do ano mais aclamados pela crítica, sobre os altos, baixos e desvios das viagens da vida.

Na minha humilde opinião, há uma grande lição a tirar do filme. Não guardem o grande vinho à procura do momento especial para o beber, pois arriscamos a bebe-lo o vinho num copo de plastico num Burger King qualquer!...
"A MELHOR COMÉDIA DO ANO."
ACCESS HOLLYWOOD
VENCEDOR 2 GLOBOS DE OURO INCLUINDO MELHOR FILME MUSICAL OU COMÉDIA
"FANTÁSTICO, HILARIANTE... DELICIOSAMENTE AGRIDOCE."
NEWSWEEK
"O MELHOR FILME AMERICANO DOS ÚLTIMOS ANOS."
TIME MAGAZINE

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Casal da Azenha Colares Branco

Há bastante tempo que não tinha uma surpresa tão agradável... Por sugestão de empregado de mesa, por sinal muito competente, propusemonos ao desafio de provar um vinho branco de um produtor quase anónimo, de uma pequena região, colares, e ainda por cima sem ano de colheita.
Ficamos encantados, com tanta subtileza, pureza e naturalidade. Provavelmente é um vinho cuja expressão do terroir é mais evidente, muitas notas de mar, frutos tipo lichias, misturando muita mineralidade e frescura. Na boca era muito limpo, tinha uma acidez viva e crocante, com muitas notas minerais a prolongar o final. Excelente vinho ao estilo mineral, que sabe tão bem quando estamos cheios de vinhos tropicais de maturações intensas e outras coisas... Será para recordar por muito tempo.

Poema de saudade

Enviaram-me este lindo poema, que não resisti a publicar, pois para além de me identificar muito com ele, também é de uma beleza extraordinária. Obrigada Carolina...

Desejo imensamente te encontrar,
Cada minuto de ausência é vida perdida,
Desejo intensamente te abraçar,
Cada momento é nada sem o calor do teu corpo.
Teu beijo é doce como o vinho,
E insanamente viciei-me,
Somente tua pele branca
Pode matar a sede que me mata.
Em meus pensamentos se misturam
Imagens e mais imagens suas
A distância, me chama de bobo
Enquanto a saudade vem me consolar.

Enviado por Carolina Vaccaro

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Porto Poças 20 Old Tawny

Belo tawny este vinho que tive a oportunidade de receber de um amigo.
Apresenta uma cor ambar muito brilhante. No aroma é muito limpo e delicado, fresco mas complexo ao mesmo tempo. Sobressaem as notas de frutos secos, baunilha e toques de iodo. Na boca mantém o caracter delicado, fresco e vivo. Com uma textura muito sedosa e cheio de fruta, termina muito longo e harmonioso.
Excelente, quando consumido ligeiramente fresco.


Mais informaçãos, pode consultar a facha do vinho:
http://www.pocas.pt/boffice/uploadedfiles/Pocas%2020%20Years%20Old%20Porto%20FTpt.pdf

Descoberta a adega mais antiga do mundo

Uma equipa de arqueólogos, descobriu no Sul da Arménia a adega onde se elaborou vinho, mais antiga descoberta até agora, com cerca de 6000 anos.
Segundo os pesquisadores, trata-se da mais antiga adega que se conhece, afirmou Gregory Areshian da Universidade da California.

Pode consultar a notícia em:
http://elmundovino.elmundo.es/elmundovino/noticia.html?vi_seccion=6&vs_fecha=201101&vs_noticia=1294857795